Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

sábado, 28 de janeiro de 2012

OPINIÃO: Desabamento no Rio

Até o momento foram encontrados 17 corpos
A tragédia dos desabamentos dos três prédios no Rio de Janeiro que culminou na morte, até o momento, de 17 vidas, antes de qualquer acusação quanto à responsabilidade, foi, digamos assim, uma fatalidade.
Mas não devemos acreditar que essa tragédia tenha sido exclusivamente obra do acaso. E claro que não foi.
Não é de hoje que prédios antigos desabam no Rio. Em outubro de 2010, na Cidade Nova, quatro pessoas perderam a vida, vítimas do desabamento de um prédio residencial.
Mas uma coisa é fato, acidentes como o ocorrido na noite de quarta-feira na Avenida 13 de maio podem acontecer em qualquer parte do mundo. As causas, porém, podem variar, sejam elas por motivos de catástrofes naturais, como abalos sísmicos, sejam por falta de fiscalização de suas estruturas.
O CREA, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura do Rio tem suas responsabilidades quanto à fiscalização das estruturas de prédios antigos, como os que vieram abaixo na última quarta-feira. Portanto, as causas do desabamento devem ser esclarecidas e, tanto os proprietários, como as autoridades fiscalizadoras devem ser responsabilizadas.
Não devemos também nos esquecer que em outubro de 2011 um restaurante na Praça Tiradentes, Centro do Rio, explodiu matando 3 pessoas, após um intenso vazamento de gás. As investigações ainda estão em andamento, mas ficou evidente o descaso do dono do estabelecimento e das autoridades fiscalizadoras, principalmente a Prefeitura do Rio.
A impressão é que há falta de fiscalização nesses setores, assim como falta em nossa política. Falta moral e comprometimento.
Só espero que o CREA, a Prefeitura, a Defesa Civil e outros órgãos responsáveis, comecem a fazer a sua parte para que novas tragédias sejam evitadas, pois se não, o que vai adiantar fazer inspeção num prédio que desabou, num monte de entulho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário