Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

THOR - O Deus do Trovão

Ultimamente não tenho assistido a muitos filmes. O único que assisti depois de muito tempo sem ir ao cinema foi o intrigante “Tudo pelo Poder”. O filme relata a batalha política de Stephen Myers (Ryan Gosling), um idealista membro da equipe do candidato à presidência dos Estados Unidos Mike Morris (George Clooney), que cai na real ao descobrir as sujeiras em torno da política na corrida pela Casa Branca. Em especial, um caso de corrupção que ameaça a promissora campanha de Morris. Um belo filme de intriga e sujeira, a essência da política.
Desgastado com enredos que sinalizam a vida como ela é, lembrando o saudoso e fantástico Nelson Rodrigues que completa 100 anos neste ano, resolvi assistir a um filme de super-herói. Comprei o Blu-Ray em 3D do “THOR” para dar de presente de Natal a minha querida tia Leda e não me arrependi.
Eu já conhecia a história de Thor graças aos desenhos dos anos 60 da Marvel, que lançou, entre outros, Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Príncipe Submarino (Namor) e Hulk. Quem da minha geração não se lembra dos desenhos que mais pareciam desenhos de gibis?
Pois é, Thor é o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir. Casado com Sif, é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra). Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr.
Thor era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma "refeição"). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria. A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que dobrava sua força.
Thor era sempre apresentado com seu martelo e Júpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Júpiter o dragão Tifão.O historiador Tácito identificou Thor com Hércules, por causa de seu aspecto, força, arma e função de protetor do mundo.
O enredo do filme se baseia naquilo que é muito conhecido pelos fãs de Thor, o Reino de Asgard está em litígio com o Reino dos gigantes de gelo. Odin, pai de Thor, tenta estabelecer a paz diplomaticamente, mas depois de uma ofensiva dos gigantes de gelo em Asgard, Thor (influenciado por Loki, seu irmão) e seus amigos decidem invadir o Reino de gelo para travar uma luta sangrenta. Mas Odin aparece e leva todos de volta a Asgard. Após o retorno, Odin decide expulsar Thor de Asgard, pois não era merecedor de ser intitulado rei.
Thor, então, é exilado na Terra, mas sem o seu martelo Mjolnir. Como um humano, Thor tenta novamente se tornar o Deus do Trovão para salvar Odin e o Reino de Asgard das mãos do seu invejoso irmão, Loki.
O enredo é simples, mas o filme foi muito bem produzido. É claro que algumas coisas poderiam ter sido melhores, como na cena em que Thor recebe novamente o seu martelo, mas, comparando com o filme do Lanterna Verde, Thor foi um sucesso.

FICHA TÉCNICA:

Título original: (Thor) Lançamento: 2011 (EUA) Direção: Kenneth Branagh Atores: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Stellan Skarsgard, Anthony Hopkins. Duração: 114 min Gênero: Aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário