Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A MORTE DO DOUTOR

Tanto o nascimento quanto a morte são acontecimentos que julgo, num lampejar filosófico, fatos naturais da vida. Nós, seres humanos, sentimentais e violentos ao extremo, estabelecemos que o nascimento é vida, portanto uma coisa boa, maravilhosa; já a morte é algo que interrompe a vida, uma coisa ruim, triste.
Tanto o nascimento quanto a morte são etapas que fazem nosso mundo girar, aliás, se movimentar, num processo dinâmico em que cada ser vivo colabora um pouco para modificá-lo, para transformá-lo.
Portanto, num pensamento frio e racionalista, longe do sentimentalismo comum a todos nós e, também, longe dos dogmas cristãos que obscurecem cada vez mais a busca pelo perfeito entendimento da realidade, tanto a morte quanto a vida devem ser encarados como algo natural, nem bom, nem mau; apenas etapas da vida, nada mais.
Ontem, o Doutor Sócrates, uma figura importante do futebol brasileiro, faleceu, vítima de cirrose. Completou seu ciclo de vida que, aliás, foi muito curto, pois faleceu aos 56 anos de idade.
 Assim como outras personalidades, a morte de um ídolo choca a todos, até aqueles que se julgam entendidos, pois inconscientemente, muita gente acredita que as pessoas que se destacam em nosso meio, principalmente artistas, sejam dotadas de alguma magia, de algum dom especial, para não dizer algo predestinado; são pensamentos simples, ingênuos que contrapõe, de um lado, o povo em sua inferioridade, em seu pequeno mundo, e de outro, o artista, o ídolo, a estrela. Assim como Michael Jackson, estrela maior da música pop norteamericana e do mundo, o Doutor Sócrates, jogador de futebol, craque do Corinthians e da Seleção Brasileira deixou nosso mundo; completou a sua etapa de vida se destacando naquilo que sabia fazer de melhor, jogar bola. Vai deixar saudades.
Isso é a vida, num sentido amplo, onde nascimento e morte são apenas etapas, fatos naturais e comuns a todos nós; sejam pobres, ricos, desconhecidos ou famosos, todos nós vamos passar por isso. A diferença está na individualidade, no amor, no jeito de se lidar com as coisas,... na dedicação e na vontade de vencer.

 (Por Franco Aldo – 05/12/2011 – às 13:52hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário