Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Espaço Ponto de Vista: A Posse de Dilma


Lula não é mais Presidente do Brasil. Hoje, na solenidade de transmissão do cargo de dirigente do país a emoção em ambos os lados esteve presente. De um lado um Lula realizado, afinal não é qualquer um que depois de 8 anos de governo se vê com um índice de aceitação muito grande por parte da opinião pública, mais de 80%! Seja lá qual for seus verdadeiros méritos, o fato é que Lula, além de entregar o país com uma economia estável, conseguiu, num passe de mágica, abafar, e porque não, apagar definitivamente da memória dos menos informados os escândalos de corrupção que quase acabaram com o seu governo e com o PT.
Por outro lado, Dilma Rousseff teve muitos motivos para se emocionar. Primeiro por ser a primeira mulher na história do Brasil a assumir o cargo de presidente. Em segundo, a sua posse significa a continuidade das regalias e manipulação da máquina pública pelo PT e por todos os seus aliados. São ou não são bons motivos para se emocionar?
O mais curioso, na minha pálida percepção, foi a imagem de Dilma acenando para o povo ao lado de vários dos seus aliados. No seu lado esquerdo, o Vice-Presidente, Michel Temer. E no lado direito, José Sarney, com seus inconfundíveis óculos escuros. Não sei por que, ao ver a imagem do coronel Sarney, lembrei-me da capa do livro ‘Honorários Bandidos’ do jornalista Palmério Dória. Deixando de lado minha insignificante observação, chego a conclusão de que nada mudou, aliás, a única novidade em tudo isso é apenas o fato de uma mulher estar presidindo o país, nada mais. O resto pouco muda: os mesmos parasitas, os mesmos discursos, a mesma falsa sensação de trabalho e a mesma burrice irritante.
O que esperar do governo Dilma? Mais bolsas por aí? Escândalos de corrupção? Atos arbitrários contra a Constituição e contra o bom senso? Não sei, sinceramente não sei.
A única coisa que sei é que o pior pode vir, mas mesmo sabendo disso as surpresas são sempre surpresas e o mal-estar é inevitável.
Que venha mais 4 anos de PT e que Lula encontre algo pra fazer.

(Por Franco Aldo – 01/01/2011 – às 00:00hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário