Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Espaço Esporte: A 'Guerra' pela Taça das Bolinhas

A CBF, até o momento, só fez cagada com suas dezenas de reconhecimentos de títulos nacionais; Flamenguistas, Santistas, Corinthianos, Palmeirenses, Botafoguenses, Fluminenses..., e por aí vai, foram ‘beneficiados’ com reconhecimentos de títulos nacionais do passado..., e daí?
Sabendo que tudo isso cheira a política das mais podres, o caso que está chamando a atenção no momento é a briga do Flamengo com o São Paulo pela posse da tal ‘Taça das Bolinhas’; um troféu oferecido pela Caixa Econômica Federal ao primeiro pentacampeão brasileiro.
O troféu, atualmente, está com o São Paulo, pois até a segunda-feira passada a CBF não reconhecia o título brasileiro de 1987 conquistado pelo Flamengo. Agora, como um passe de mágica, a CBF considera o Clube de Regatas do Flamengo, ao lado do Sport Recife, como legítimos campeões nacionais de 87, portanto o primeiro penta do Brasil é o Flamengo, pois seus cinco títulos nacionais foram consolidados em 1992, quinze anos antes da conquista pelo São Paulo!
Ora, o que muda com tudo isso para o torcedor? Nada. Alegar que o Flamengo não é hexacampeão brasileiro e muito menos o primeiro penta do Brasil seria de uma estupidez ferrenha, já que o rubro-negro carioca conquistou os títulos dentro de campo.
Eu me lembro muito bem que pelos idos de 1987 houve uma racha entre a CBF e os principais clubes de futebol do Brasil, originando assim a liga do Clube dos Treze. A liga voltou a ter laços com a CBF no ano seguinte (1988), mas desde então, o Flamengo não era considerado oficialmente campeão brasileiro de 87.
Títulos reconhecidos, interesses comprados, articulações por debaixo dos panos, o fato é que a luta pela posse do troféu de bolinhas é apenas capricho. Uma batalha que tem por fim a aquisição de mais um objeto para empoeirar a sala de troféus dos clubes, nada mais.
O mais curioso em tudo isso não é a façanha da Presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, ter conseguido o reconhecimento do título de 87 pela CBF, mas, sim, saber o que verdadeiramente está em jogo nessa polêmica que cheira a podridão. Um dos motivos eu tenho certeza absoluta: a guerra pelos direitos de transmissão dos jogos, até porque o Corinthians já ameaça romper com o Clube dos Treze para negociar sozinho o seu quinhão nessa triste história.

(Por Franco Aldo – 23/02/2011 – às 05:16hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário