Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

terça-feira, 17 de abril de 2012

O BANGU ESTÁ DE VOLTA


Fiquei muito feliz com a classificação do Bangu Atlético Clube para as semifinais da Taça Rio.
Depois de uma ridícula campanha na Taça Guanabara em que conseguiu a façanha de não pontuar, o Bangu terminou o segundo turno em primeiro lugar do grupo B, na frente do Vasco e tirou a vaga do Fluminense. O melhor de tudo isso é que o time fugiu do fantasma do rebaixamento.
Independentemente da precariedade do campeonato carioca, principalmente no que tange ao regulamento e à qualidade técnica dos times pequenos, o Bangu fez por merecer, aliás, deu a volta por cima, como um feito heróico.
Coisas assim lembram a façanha alvinegra de 2010. Depois de tomar de 6 X 0 do Vasco no início da Taça Guanabara e da troca de treinadores, papai Joel lavou a roupa suja e levou o Botafogo à conquista dos dois turnos sagrando-se campeão direto, sem decisão. O que o Bangu fez já é digno de aplausos, pois conseguiu superar suas deficiências, principalmente a depressão psicológica que seria a grande vilã da Taça Rio.
Pois bem, levando-se em conta a sua história, considero o simpático Bangu a quinta força do futebol do Rio, seguido do América.
É um clube localizado na Zona Oeste, no quentíssimo bairro de Bangu. Seu estádio, o estádio Guilherme da Silveira, ou estádio Proletário, ou simplesmente Moça Bonita já foi palco de grandes jogos e faz parte do folclore futebolístico.
Passei a gostar do Bangu da década de 80, cujo dono, o bicheiro Castor de Andrade, era um dos que dava as cartas no futebol e no samba no Rio. Quem não se lembra do timaço do Bangu vice-campeão brasileiro de 1985? Gilmar, Jair, Baby, Oliveira, Márcio Nunes (algoz de Zico), Lulinha, João Cláudio, Ado, Mário, Israel, e Marinho. Quem não se lembra do camisa 7 Marinho e das suas sambadinhas incomparáveis após marcar um gol?
O Bangu também foi clube de craques do passado como Zizinho, Zózimo, Ubirajara, Mário Tito, Mário, Paulo Borges, Nilton Santos, Luiz da Guia, Claudio Adão, até o Neto, hoje comentarista esportivo, já jogou no Bangu.
Portanto, o Bangu é um clube que tem que continuar figurando, aliás, tem que continuar fazendo parte da história do futebol brasileiro, assim como o América, São Cristóvão...
São clubes como o Bangu que ajudaram a construir, durante o tempo, a imagem atual do futebol brasileiro, Pentacampeão do Mundo.
Parabéns Bangu. Seja bem-vindo aos holofotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário