Talvez não seja muito apropriado classificar a banda inglesa Jethro Tull como uma banda de rock, e pior ainda, como uma banda de hard rock.
Seja o que for, o Jethro Tull está mais para uma espécie blues com pitadas de música clássica e tem na flauta seu instrumento marcante.
Sua música é caracterizada pelas letras, o estilo vocal cheio de maneirismos e o trabalho único na flauta de seu líder Ian Anderson, além de uma complexa e pouco usual construção musical.
Inicialmente calcado no estilo blues rock, o Jethro Tull eventualmente incorporou a seu som elementos de música clássica, folk, jazz e art rock.
A banda vendeu mais de 60 milhões de discos ao redor do mundo. (Fonte: Wikipédia)
Crest of a Knave é o décimo sétimo álbum de estúdio da banda britânica Jethro Tull, lançado em 1987.
Com a ausência de Peter-John Vettese, o sintetizador ficou a cargo de Ian Anderson, e a gravação firmou-se na guitarra de Martin Barre. O álbum foi um sucesso de crítica e alcançou grande êxito comercial, rendendo ao Tull um Grammy de "Melhor Performance de Hard Rock/Metal Vocal ou Instrumental" dois anos depois, suplantando os favoritos Metallica.
O prêmio foi particularmente controverso, pois muitos não consideravam o Jethro Tull uma banda de hard rock, quem dirá de heavy metal. O fato deste ter sido o primeiro Grammy dedicado ao metal foi interpretado como um insulto aos fãs do gênero e posteriormente, e talvez por culpa disso, Grammys passaram a ser entregues em separado a ambas categorias.
Seguindo o conselho de seu empresário, a banda não comparece à cerimônia, e assim que o prêmio foi anunciado os fãs de heavy metal na platéia prontamente se puseram a vaiar. Em resposta às críticas por terem recebido o Grammy, a banda supostamente pagou um anúncio anônimo em um periódico musical inglês com a frase, "A flauta É um instrumento de heavy metal!"
O estilo de Crest foi comparado ao do Dire Straits, em parte devido a Anderson não ter o mesmo alcance vocal de antes.
A melhor maneira de tentar definir o Jethro Tull é escutá-lo. Não importa a que estilo pertença, aliás, a banda não pertence a nenhum estilo e parece que mescla ao mesmo tempo a todos, tornando-se algo diferente, novo.
Crest of a Knave é um excelente disco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário