Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A NOVA ONDA DO MOMENTO: PROTESTAR



É fato que muitas pessoas, que estão participando das manifestações pelas ruas das grandes capitais brasileiras, estão presentes muito mais devido a um ‘apelo modista’ das redes sociais do que a um puro e verdadeiro sentimento patriótico. É como se fosse a “onda do momento”: se você não for protestar, você está por fora. Os sociólogos de plantão podem explicar isso. 
Entretanto, não devemos deixar de pensar na força assustadora do poder de concentração e organização das pessoas devido às redes sociais. Isso é um fenômeno. É espantoso pela rapidez como a coisa começou e como está caminhando. 
Se o amadurecimento político ainda é um ‘pálido sentimento’ para nós brasileiros, essas manifestações, bem ou mal, podem ser o início de transformação. Só que devemos ter cuidado para não transformar atos de pura e singela intenção democrática em um ambiente hostil de depredações e vandalismo. Isso pode se tornar perigoso e pode fugir ao grande propósito da questão: cobrar do Estado a sua ineficiência e sua omissão.

(Por Franco Aldo, RJ, 20/06/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário