Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O DESCOMPASSO ENTRE AS INSTITUIÇÕES E A REALIDADE SOCIAL

As instituições precisam redefinir os seus papéis.

O descompasso entre a realidade social de um Brasil que se transforma a cada dia e a urgência na redefinição dos papéis do governo e das instituições é o ponto nevrálgico de toda a insatisfação da sociedade brasileira. 
A leniência com a prisão imediata dos criminosos do mensalão e de vários outros descalabros que afrontam a justiça (caso Cachoeira e o incêndio na Boate Kiss, por exemplo); o projeto de lei da “cura gay”; os gastos astronômicos e irracionais com estádios para a Copa do Mundo; escândalos de corrupção envolvendo as principais lideranças políticas do país; a aberração fascista da PEC 37; o descrédito dos partidos políticos; a falta de valorização dos professores, dos profissionais da saúde, dos policiais; o sucateamento da saúde, da educação e do transporte público; o visível litígio envolvendo o Poder Legislativo e Judiciário. Tudo isso são disfunções que apodrecem as instituições públicas, visíveis e sentidas pela população, do mais humilde ao mais pensativo, e que se não demonstram claramente é por que vivem com um nó na garganta, sufocados pela injustiça e deturpação dos valores morais e éticos. 
Os governos estaduais, por conta da questão da tarifa do transporte público, não entenderam ainda todo o clima de descontentamento e, pelo jeito, o Governo Federal ainda não acordou.
O Governo e as instituições públicas, principalmente a Câmara e o Senado Federal, devem implantar medidas urgentes para amainar os ânimos da população, pois, pelo o que tudo indica, as manifestações vão continuar até uma mudança drástica por parte dos mandatários do poder. A postergação da votação da PEC 37 é a prova mais cabal da insensibilidade dos políticos com a realidade social, é o sintoma que vem deteriorando cada vez mais os papéis das instituições.
O Governo precisa tomar medidas drásticas. Não é colocando a polícia para bater nos arruaceiros, é transformar o que está sendo obstruído por interesses nefastos e redefinir, numa política séria de entender a nova ordem das relações sociais, os papéis das instituições como um todo.

(Por Franco Aldo, RJ, 21/06/2013) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário