A Presidenta fará uma reunião hoje para adotar medidas urgentes. |
Os governos locais (estados e municípios) e, principalmente, o Governo Federal estão sofrendo com a pressão da voz do povo. Hoje a Presidenta Dilma se reunirá com governadores e prefeitos das principais cidades brasileiras com a finalidade de discutir a melhoria na prestação dos serviços públicos essenciais, como educação, saúde e transporte. A discussão girará em torno da isenção de tributos que oneram os serviços, como PIS, CONFINS, ICMS, ISS.
De fato, quanto menos tributos incidirem nos serviços públicos essenciais, menor será a parcela arcada pela população. Entretanto isso não significa melhoria nos serviços.
O problema na má prestação dos serviços públicos no Brasil vai muito mais além do gasto arcado pelo cidadão.
Sem dúvida, aqui o problema é a falta de bons gestores públicos e a ausência (quase proposital) de fiscalização do destino das verbas públicas por parte das autoridades.
Melhorar os serviços públicos significa uma profunda mudança cultural, não só a desoneração da pesada carga de impostos, mas, sim, a adoção de uma moderna gestão dos recursos públicos com fins de satisfazer plenamente ao cliente da relação (o povo).
Portanto, cogitar a redução ou exoneração de tributos aos serviços públicos essenciais é o mínimo a ser feito pelo Governo Federal, mas ainda está longe de ser a solução.
(Franco Aldo, RJ, 24/06/2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário