Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

domingo, 23 de junho de 2013

O FUTURO DAS MANIFESTAÇÕES


A perspectiva para a semana que se inicia será a continuidade dos protestos por todo país, pelo menos até que algo de substancial em termos de planejamento para uma futura reforma política (sondado no discurso da Presidenta Dilma) seja ventilado nos bastidores de Brasília.
Quanto à canalização dos problemas que estão sendo expostos pelo povo e a necessidade imediata do surgimento de líderes (talvez o nascimento de uma ‘nova oposição’), inevitavelmente, terão que acontecer para a continuidade das reivindicações e processo de transformação institucional. 
Em outras palavras, alguém ou algum partido político deverá receber os louros pelas manifestações. É claro se quisermos ser legitimamente ouvidos e atendidos. 
Qualquer outra forma de mudança, como a negação dos partidos políticos, por exemplo, além de imaturas, poderá por em risco a democracia e o estado de direito, algo muito valoroso em tempos modernos, dando margem ao perigoso surgimento de regimes autoritários.

(Franco Aldo, RJ, 23/06/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário