Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

MAIS UM VEXAME


Botafogo perde para o Vitória por 2 X 1 e é eliminado da Copa do Brasil.

Depois da humilhante goleada sofrida no jogo contra o Fluminense que selou a perda do título estadual, já vislumbrava desde o domingo a eliminação do Botafogo na Copa do Brasil. E isso tem fundamento, pois perder um título, depois de 23 partidas de invencibilidade, da forma como foi, é muito constrangedor; um vexame. 
O pior nisso tudo é saber que o meu prognóstico realmente aconteceu, para o meu desespero, ou melhor, minha decepção. 
Além de perder duas competições de uma hora para outra, de forma apática, o que mais entristece em tudo isso é a falta de resultados de uma diretoria que está visivelmente se empenhando em fazer do Botafogo um clube de ponta. São patrocinadores, um estádio próprio, incentivos aos esportes amadores, promessas de grandes contratações, folha salarial do departamento de futebol equilibrada; tudo isso faz a diretoria atual ter credibilidade, pois estão sabendo, mesmo que modestamente, gerenciar o Botafogo de forma que não dê prejuízos. 
Entretanto, o Botafogo de Futebol e Regatas urge títulos, desde já. A sua torcida está envelhecendo e isso reflete no futuro, na receita do clube, portanto na sua existência. 
Fazer do Botafogo um clube igualado aos outros três do Rio é no mínimo uma obrigação dos dirigentes, pois nada justifica uma semântica de derrota a um clube que sempre foi vitorioso, afinal “nascemos para vencer”. 
E esse negócio de dizer que a culpa é dos 21 anos que o clube ficou sem ganhar nada é balela. O Corinthians, por exemplo, ficou 23 anos e nem por isso tem fama de que tudo o que acontece de ruim só acontece com ele. Portanto se faz desde já necessário um planejamento para a montagem de um grande elenco, aos moldes de 95. Um elenco sem dramas, muito menos com chiliques psicológicos. Um elenco de feras, de jogadores a nível de seleção brasileira e, principalmente, que não tenham medo de vencer. 
Enquanto admitirmos jogadores medíocres vestindo a nossa camisa, não sairemos disso. 
Do elenco atual, no meu modesto modo de enxergar o futebol, jogadores como Lucas, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo, Herrera, Caio, Elkeson e, até mesmo, o ídolo Loco Abreu já deveriam ter partido, tentar a sorte em outros clubes. Com esses jogadores, fica difícil garantirmos qualquer coisa, ainda mais um título. 
O jornalista Lúcio de Castro, dos canais ESPN, disse ontem no Bate-Bola 1ª edição, segundo uma fonte segura, que surgirá um grande investimento no Botafogo. Um movimento financeiro que apoiará na montagem de um grande elenco para o Campeonato Brasileiro deste ano. 
É esperar para ver. 
Enquanto isso, vamos entrar em campo no domingo e tentar pelo menos vencer a partida, mas do jeito que as coisas andam, não será surpresa mais uma goleada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário