Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

terça-feira, 24 de julho de 2012

UPP EM NOVA BRASÍLIA SOFRE ATAQUE VIOLENTO


A Sd PM Fabiana foi morta com tiro de Fuzil

Quem tem uma pequena noção do que é o conjunto de favelas do Complexo do Alemão não precisa ser especialista em segurança pública para chegar à conclusão de que algo a mais tem que ser feito para coibir de vez a criminalidade na região.
O exemplo de outras UPPs, principalmente as localizadas na Zona Sul do Rio, não pode ser adotado, como um molde, ao Complexo do Alemão. Lá as coisas são mais difíceis, são diferentes, até porque o próprio terreno dificulta as ações de vigilância.
A estratégia fundamental da Unidade de Polícia Pacificadora é trazer a população para o lado do Estado, isto é, fazer com que o morador da área pacificada confie na polícia e apóie a operação de ocupação.
O Exército por algum tempo tomou conta de toda a região. Talvez o respeito pelo poderio bélico das Forças Armadas tenha sido preponderante para alguns meses de paz. Entretanto, os traficantes usaram estratégias ardilosas para desgastar a relação entre Exército e moradores, como fazer com que crianças conduzissem armas e drogas para dentro das favelas.
Acusações de troca de tiros e mortes de inocentes foram as deixas para que as Forças Armadas deixassem o local. E realmente estava na hora. Não é interesse do Exército ter sua imagem denegrida pela população, e não só do Alemão, mas de todo o Brasil.
Todo esse clima de tensão foi construído gradualmente. Após a ocupação das forças legais na região, alguns traficantes foram presos e pouquíssimos mortos, outros, porém, fugiram para outras regiões e podemos crer que voltaram para ocupar a sua área.
O ataque à UPP de Nova Brasília tem que ser encarado como um marco para uma nova postura do Governo, e se possível mais enérgica.
Bandido que não respeita polícia é produto de uma relação simbiótica, nascida no caos da distorção de valores e da falta de respeito que a polícia tem por si mesma.
Se o Governo agir como tem feito em outras UPPs, o tráfico voltará a reinar na região e ficará difícil o Estado ter o controle novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário