Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A POTÊNCIA OLÍMPICA E A MEDALHA DE OURO

Quadro de Medalhas: China, EUA e Reino Unido lideram 

Ser uma potência olímpica não significa necessariamente estar no topo do quadro de medalhas com várias medalhas de ouro conquistadas, mas possuir uma política esporte-educativa que dê oportunidades para todos e revele incessantemente talentos que subirão aos pódios. Os reflexos naturalmente serão sentidos.
Para uma potência olímpica, o significado de uma medalha de ouro representa o alcance do êxito com os objetivos totalmente conquistados. É a certeza do dever cumprido e da máxima eficiência.
Para o atleta é a máxima de que no mundo não existe alguém melhor do que ele próprio na modalidade e encerra com todos os louros merecidos um árduo trabalho de preparação que consumiu longos anos e muitas horas de dedicação e disciplina. Subir ao pódio e receber a tão sonhada medalha de ouro é a realização profissional completa, um momento de emoções indescritíveis, inefáveis.
Para o país, ver a sua bandeira no mais alto patamar, é o orgulho de uma eficiência que esconde por trás valores como disciplina, educação, seriedade, persistência, planejamento, profissionalismo, dedicação, excelência; tudo isso são reflexos de uma sociedade com um elevado grau de comprometimento. É a prova de um povo movido por valores e objetivos.
Aqui no Brasil, criar uma potência olímpica implica não só a dedicação de milhões de reais, mas uma profunda reforma em nossa educação associada a uma séria Filosofia Esportiva.
Não existe potência olímpica sem educação.
É a educação que faz o homem se transformar no molde perfeito para enfrentar árduas horas de treinamento e abnegadamente ir a busca de seu objetivo: a perfeição.
Educação e Filosofia Esportiva andam de mãos dadas, assim como a educação e a política.
Sem essas simbioses não há país que dite supremacia nas modalidades esportivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário