Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

sábado, 17 de julho de 2010

Copa do Mundo e Olimpíadas – Uma prestação de contas transparente.



No ano de 2014, o Brasil será protagonista da Copa do Mundo FIFA de futebol e logo depois, em 2016, teremos em território tupiniquim as olimpíadas, mas o que esperar de nossos governantes a respeito da organização de tão importantes eventos?
Sinceramente eu sou contra a todos esses eventos que terão por sede o Brasil, não por desgostar de futebol ou de outra modalidade esportiva, mas é por perceber que esses eventos serão utilizados muito menos para levantar a alma do esporte, principalmente a do Brasil, e mais para servirem de oportunidade de ouro para aqueles que querem enriquecer menoscabando os cofres públicos, através da manipulação da máquina estatal.
Esse pensamento parece ser o mesmo de sempre, o do blá, blá, blá... de que todo político não presta ou de que todo mundo quer se dar bem através do dinheiro público. Acho que é por aí mesmo, mas não como um caso sem solução, pensado no meu fútil comodismo de expectador que clama por uma atuação divina em nossa política, mas sim por perceber que ainda teremos que ter muitos anos de educação e civilismo para aprendermos que antes de qualquer intenção individualista, oriunda desde a casa grande, a preocuparmos, em primeiro plano, com o nosso país, com a nossa sociedade, as nossas escolas, a nossa segurança, os nossos tão abandonados hospitais, as nossas estradas, a nossa cultura, o nosso orgulho de sermos brasileiros, não o do momento da copa, pois só dura 1 (um) mês, e isso quando ganha..., mas o orgulho de vivermos numa sociedade de verdade, numa cidade limpa, longe da associação com os chiqueiros, e de principalmente constatarmos, nos momentos de derrota, que apenas foi um jogo de futebol que perdemos, ou de uma competição de atletismo que deixamos de ganhar uma medalha, mas nunca sentirmos o vazio (que sempre fica) de toda uma carência que há séculos nos solapam, o da negligência, o da falta de uma administração séria, o do verdadeiro amor pelo Brasil!
Esse texto pode ter lá os seus exageros, mas é verdadeiro!
Há pouco tempo tivemos o exemplo dos jogos Panamericanos que Rede Globo apenas exaltou e fantasiou o espírito esportivo, mas como sempre... omitiu a verdade. Uma verdade que se chama vergonha em termos de administração, em termos de moralismo, em termos do verdadeiro e único orgulho de sermos brasileiros, que poucos tiveram a coragem de difundir na imprensa e que como sempre, talvez por interesses de vários segmentos, não teve a repercussão desejada.
Que venha a Copa de 2014, que venha as Olimpíadas! Espero que a maturidade e o comprometimento com as coisas sérias de nosso país sejam verdadeiramente alcançadas, mesmo que para isso seja necessário abdicarmos alguns privilégios, ou melhor, alguma comodidade.

(Por Franco Aldo, Rio, 16 de julho de 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário