Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Espaço Literatura: Deuses, Túmulos e Sábios



O passado sempre me fascinou, seja caminhando pela Rua do Ouvidor e sentindo o cheiro do passado em cada detalhe de antiquidade, seja visitando o Museu da Quinta da Boa Vista. O gosto pela leitura do passado, como a descoberta da América, o início de nossa colonização, e principalmente sobre Arqueologia sempre me despertaram a atenção, mas nunca tinha lido, até em tão, algo tão profundo e bem trabalhado como a obra de C. W. Ceram, de 1994. Foi numa exposição de aviação em Taubaté, interior de São Paulo, que consegui um exemplar novinho de “Deuses, Túmulos e Sábios: As grandes descobertas da Arqueologia”, num estande de uma livraria, por um precinho de banana... O livro tem em torno de 390 páginas e trata de muitas descobertas que revolucionaram a história do passado da humanidade. O livro é dividido em partes, a primeira trata do “O Livro das Estátuas” que relata as grandes descobertas a respeito do período clássico. A segunda parte trata do “O Livro das Pirâmides” que pelo próprio título nos leva até as areias próximas ao Nilo. A terceira parte é o Livro das Torres que nos remete às histórias fantásticas da Torre de Babel, aos Assírios e a escrita cuneiforme. A quarta parte é voltada para a América, numa reconstrução da conquista dos espanhóis sobre as terras de Montezuma. E por fim, a quinta parte, “Os Livros que ainda não podem ser escritos”, relato de tudo aquilo que estava sendo pesquisado quando da publicação da obra.
Hoje, “Deuses, Túmulos e Sábios” não é a obra ideal para quem quer se atualizar sobre o universo da arqueologia, mas é um livro que, sem dúvida alguma, deve figurar nas boas bibliotecas, pois é uma obra básica e clássica para aqueles iniciantes e apaixonados pelo passado.

- Por Franco Aldo, Rio, 19 de julho de 2010 -

2 comentários:

  1. Belas palavras!
    Meu primo é um gênio da literatura!! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as palavras, mas gostaria que você também participasse mandando artigos sobre Arquitetura, pois também é uma arte. Bjos.

    ResponderExcluir