Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

sábado, 17 de setembro de 2011

Mais uma Vitória do Poderio dos Sarneys

STJ anula investigação da PF contra a família Sarney.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou todas as provas obtidas pela operação da Polícia Federal que investigou os negócios do empresário Fernando Sarney e outros familiares do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informa reportagem de Andreza Matais e Felipe Coutinho, publicada na Folha deste sábado (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Em decisão unânime, os ministros do tribunal entenderam que os grampos que originaram as quebras de sigilo foram ilegais. A decisão devolve as investigações à estaca zero.
No ano passado, a Justiça já havia invalidado parte das provas obtidas por interceptação de e-mails na operação da Polícia Federal, chamada de Boi Barrica e mais tarde rebatizada de Faktor.
Em decisões semelhantes, o STJ também anulou provas obtidas pela PF ao investigar os negócios da construtora Camargo Corrêa e do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity.
A investigação da Operação Faktor começou em fevereiro de 2007, devido à movimentação atípica de R$ 2 milhões na conta de Fernando Sarney e de sua mulher, Teresa Murad Sarney.
A apuração se estendeu até agosto de 2008 e apontou crimes de tráfico de influência em órgãos do governo federal, formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. Fernando nega as acusações.

(Por Folha.com – 17/09/2011 – às 07:02hs)

Família Sarney dando de goleada. É o poderio de gente que manda e desmanda no país, afrontando a moralidade, a ética e as leis.
Concordo que uma prova ilegítima também é uma afronta ao Direito e a legalidade, mas isso não significa que as ações da família Sarney estejam dentro da legalidade. Assim, como o trabalho de investigação não foi bem feito, arquiva-se o crime.
O problema maior em tudo isso é que muita gente sabe dos crimes de Sarney e sua corja, mas não tem peito, ou melhor, moral para impedir e punir novas ações contra o dinheiro público.
Os Sarneys têm proteção de muita gente importante desse país, seja porque são coniventes com suas armações, seja porque esperam a vez de desfrutar alguma benesse do livre arbítrio consagrado pela corrupção e desmandos.

(Por Franco Aldo – 17/09/2011 – às 12:46hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário