Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Filme sobre Heleno de Freitas

Rodrigo Santoro usa obsessão para moldar tragédia de jogador.

Rodrigo Santoro, 36, faz a melhor performance de sua carreira em "Heleno", que teve estreia mundial anteontem no Festival de Toronto.
Dez anos se passaram desde que o ator se tornou um dos principais rostos do novo cinema brasileiro, com "Bicho de Sete Cabeças" (2001), de Laís Bodanzky.

O novo filme é o primeiro em que exerce também a função de produtor, tendo trabalhado desde a concepção do projeto e do roteiro com o diretor José Henrique Fonseca ("O Homem do Ano", 2003).

Baseado na história real de Heleno de Freitas, o longa --que tem estreia no Brasil prevista para março do ano que vem-- narra a tragédia do icônico jogador do Botafogo dos anos 1940.

Heleno viu seu talento e sua carreira serem destruídos por um temperamento irascível e pela sífilis cerebral, que o matou com apenas 39 anos, em 1959, esquecido e falido.

"Ele era obcecado com a perfeição, não só dele, mas de todo o time que jogava ao seu lado", explica o ator, que usou essa mesma obsessão para moldar sua performance. "A vida é muito curta para não dar o seu melhor."

DEGRADAÇÃO FÍSICA

A atuação de Santoro vai além da transformação física (ele perdeu 20 kg para viver os últimos dias de Heleno), abrangendo também a arrogância do playboy carioca, seu charme e a derrocada numa clínica em Barbacena (MG), onde viu Pelé ascender ao estrelato na Copa de 1958.

O trabalho do ator e a degradação física do personagem remetem às performances recentes de Marion Cotillard em "Piaf - Um Hino ao Amor" e de Natalie Portman em "Cisne Negro".

Outra referência clara é Robert de Niro em "Touro Indomável" (1980). E não é por acaso que o longa é fotografado por Walter Carvalho ("A Erva do Rato") num preto e branco inspirado no clássico de Martin Scorsese.

"Heleno" reverencia o Rio dos anos 40 e 50 com visual e estilo, mas peca ao ignorar o lado popular do futebol.
Para um filme que fala sobre o maior esporte nacional, tendo como pano de fundo a derrota na Copa do Mundo de 1950 e a vitória em 1958, faltam a paixão e a presença do torcedor, o que torna a genialidade do protagonista algo meramente citado, mas nunca mostrado no longa.

(Por DANIEL OLIVEIRA - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM TORONTO - 14/09/2011 - 10h22)

Independente da crítica que diz que “o popular” ficou longe da essência do longa, um filme sobre Heleno de Freitas é bom para Brasil e a para sua riquíssima história do futebol.
Assim como Heleno, outros gênios da bola não devem ser esquecidos. Os nossos filhos e netos têm que ser agraciados com a história e uma viva lembrança das personalidades que nunca podem morrer nas nossas mentes. Tudo isso para o bem de nossa cultura e nossa marca maior, o futebol brasileiro.

(Por Franco Aldo – 14/09/2011 – às 15:14hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário