Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Espaço Esporte: Arbitragem favorece Corinthians que assume a liderança do brasileirão

O penalty marcado em Ronaldo pelo árbitro Sandro Meira Ricci (DF) no jogo Corinthians e Cruzeiro mostra que será muito difícil tirar o título de campeão brasileiro do Corinthians, pois se o time não mostrar muita bola pra vencer os três adversários que faltam, a arbitragem, como nos jogos anteriores, colaborará bastante.
No meu entendimento, o penalty marcado em cima de Ronaldo foi uma invenção do Sr Sandro Meira Ricci, portanto não existiu.
O Botafogo está fora da briga pelo título, portanto, dos três (Corinthians, Fluminense e Cruzeiro), que vença o melhor. Não tenho torcida pra nenhum.
Alguns amigos meus dizem que é melhor torcer pelo Flu a ver um clube paulista levar a taça. Isso é um preconceitozinho provinciano. Se existe isso por parte dos paulistas que fique por lá. Aqui não, acho que ignorar tamanha bobagem seria o mais adequado.
O comentarista esportivo dos canais ESPN, Mauro Cézar Pereira, fez um levantamento de dezenas de jogos do Corinthians em que foi constatada a ajuda da arbitragem no resultado do jogo, favorecendo o clube paulista; seja por penaltys inexistentes, seja por impedimentos, também, inexistentes. Em alguns jogos o timão foi prejudicado, mas foram muito poucos jogos.
É inadmissível, na reta final do campeonato, um erro tão grosseiro (como o caso do penalty em Ronaldo) ser aceito sem nenhuma punição adequada. E todo mundo sabe que no mundo do futebol marmelada existe e sempre existiu. Se foi favorecimento explícito ou não ao Corinthians, tanto faz. O árbitro não será exemplarmente punido. Ficará o disse pelo não disse. O Cruzeiro segue prejudicado e o tempo apagará da memória, só restará o resultado. E é por isso que as marmeladas acontecem.
O Corinthians é um clube de massa e de muita influência política na CBF, talvez o silêncio da entidade e da comissão de arbitragem seja a melhor resposta.
Já o Fluminense empatou ontem com o Goiás no Engenhão, em 1X1. O clube goiano jogou com muita raça e ficou boa parte do jogo na frente. O Flu empatou de penalty com Conca, aos 38’ do 2º. Por sinal, também, um penalty duvidoso. O empate custou a liderança do tricolor carioca que está com um ponto atrás do líder Corinthians.
Para finalizar, a arbitragem conseguiu, mais uma vez, chamar a atenção de todos na reta final do campeonato. De um modo geral a arbitragem aqui no Brasil é ruim, agora resta separar incompetência da picaretagem.
A lição da 35ª rodada do brasileirão foi a seguinte: ‘de olho nos três da frente e de olho, principalmente, no homem de preto.’

(Por Franco Aldo – 15/11/2010 – às 10:59hs)

Um comentário:

  1. Estão para julgar o arbitro que não marcou uma falta a favor do são paulo, feita pelo jogador douglas. Agora, os erros de arbitragem a favor do corinthians eles não julgam! Na goleada do grêmio em 5x1, que aparentemente foi um jogo tranquilo, a abitragem foi um desastre! 3 impedimentos mal marcados com clara chance de gol, o banderinha se safou porque o gremio não saiu prejudicado, só não reclamo porque o grêmio foi "beneficiado" em alguns lances em outros jogos, ao contrario do corinthians que só é beneficiado mesmo :/

    ResponderExcluir