Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Espaço Esporte: Fogão entra na Briga

Hoje eu não poderia deixar de comentar a 33ª rodada do campeonato brasileiro, até porque, meu botafogo confirmou a sua briga por uma vaga na Libertadores 2011, e, quem sabe, o 2º título brasileiro, ao vencer o Atlético Goianiense por 3x2.
O Fluminense empatou com o Inter em 0x0, no Beira Rio. O Corinthians massacrou o Avaí por 4x0 e o Cruzeiro perdeu por 2x0 para o São Paulo. O Flu permanece na frente com 58 pontos, seguido do Corinthians e Cruzeiro com 57. O Botafogo está logo atrás com 54, bem distante de Santos, São Paulo e Grêmio, com 50 pontos.
O que me anima em tudo isso é que os três da frente, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro vêm perdendo pontos e titubeando, quando deveriam abrir vantagem dos demais. Além do mais, o Botafogo tem chances plausíveis de ser campeão, apesar de não jogar mais com os três da frente no confronto direto.
Vale ainda lembrar que a posição do Botafogo é bem parecida com a do Flamengo, no ano passado, que acabou campeão. Não que isso seja motivo para se acreditar no título, mas pelo menos para acreditar que é possível.
Ano passado o Flamengo só foi campeão porque, além de fazer seu dever de casa, isto é, vencer todos os seis jogos que faltavam, contou com a ajuda do Palmeiras que entregou a rapadura. Portanto, o Botafogo tem que fazer a sua parte para poder ficar na cola dos líderes, isto é, tem que mostrar que é time de chegada. Se algum derrapar, estaremos bem perto para levar o caneco.
Vale lembrar que o Botafogo terá na seqüência os seguintes jogos: Avaí, fora; Ceará, fora; Inter, no Rio; Prudente, no Rio e Grêmio no Olímpico. Dá pra se ver que será tarefa dura, principalmente contra Inter e Grêmio, mas comparando com os três da frente, o Botafogo leva uma grande vantagem, se não, vejamos:
O Flu pega o Vasco; Goiás, em casa; São Paulo, no Morumbi; Palmeiras, fora e Guarani, em casa. Portanto tarefa muito mais difícil que a do Botafogo.
O Corinthians pega o São Paulo; Cruzeiro, em casa; Vitória, fora; Vasco, em casa e Goiás, fora. Também terá pedreira até o fim do campeonato.
A situação é ainda pior no lado do Cruzeiro que jogará com o Vitória, fora; Corinthians, fora; Vasco, em casa; Flamengo, fora e Palmeiras, em casa.
Faltando cinco jogos para terminar o campeonato, nada está definido, até os que vêm de trás, como Santos, São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Atlético Paranaense têm chances matemáticas.
No caso em particular do Botafogo, acho que está no caminho certo, pois o clube, como no carioca, é o patinho feio da competição; formado por jogadores considerados refugos de outros times, e é pouco cotado pela crítica para ganhar o título, mas, o fato é que, cada vez mais, o Botafogo vai comendo pelas beiradas, embalado com seus ídolos; Jeferson, Edino e, principalmente, pelo uruguaio, Loco Abreu, e pelo seu folclórico técnico, Joel Santana. Portanto a sua torcida tem muitos motivos, desde já, para comemorar, pois faz muito tempo que o Botafogo não faz uma bela campanha no brasileirão e tem possibilidades reais de participar da libertadores e de ser campeão.
Vamos aguardar as próximas rodadas para confirmar esse fim de campeonato que será um dos melhores da década.

(Por Franco Aldo – 04/11/2010 – às 14:48Hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário