Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mais uma Morte por Erro Grosseiro da Enfermagem

(Stephanie Teixeira, de 12 anos, morta após receber aplicação de vaselina na corrente sanguínea, ao invés de soro)


Recém-nascido morre após receber leite na veia em hospital de SP

Um bebê de 12 dias morreu nesta segunda-feira (7) após receber 10 ml de leite materno na veia no hospital municipal Professor Mario Degni, na zona oeste de São Paulo.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública, Kauê Abreu dos Santos nasceu prematuro e estava internado na UTI do hospital.
Segundo depoimento do pai da criança, sua mulher deixava leite materno em um frasco todos os dias no hospital, para que bebê fosse alimentado por sonda nasal. Além do leite, o menino recebia medicamento pela veia.
Ainda segundo o relato do pai à polícia, por volta da 0h da segunda-feira o bebê recebeu 10 ml de leite pela veia, em vez do medicamento. No momento, a equipe do hospital contava com dois médicos, uma enfermeira e cinco auxiliares, segundo a secretaria.
De acordo com a secretaria, depois de 30 minutos a equipe médica percebeu que o recém-nascido teve queda no nível de oxigênio. Seu estado de saúde piorou, e ele morreu às 7h25.
O caso foi registrado no 51º DP (Rio Pequeno) como homicídio culposo e é investigado pela polícia.
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou em nota que "considera inaceitável este tipo de ocorrência" e disse que instaurou inquérito administrativo para apurar o caso. Segundo a secretaria, a auxiliar de enfermagem envolvida foi demitida.
A secretaria afirmou ainda que lamenta a morte do bebê e disse que a direção do hospital está à disposição da família para esclarecimentos.

(Por Folha.com – 08/11/2011)

Mais um caso de erro grosseiro na saúde e, pelo que tudo indica, mais um profissional de enfermagem pode estar envolvido.
Como se não bastasse o caso das trocas dos frascos de soro por vaselina líquida, ocorrido em 2010 com a menina Stephanie Teixeira, de 12 anos, agora mais um erro que choca e que põe em alerta e desconfiança a qualidade do nível de milhares cursos de enfermagem espalhados pelo Brasil.
A procura pelo curso de técnico em enfermagem é grande, pois o mercado oferece muitas chances de emprego, seja na iniciativa privada, seja na pública. Daí, para atender essa demanda, surgem, cada vez mais, os cursinhos de técnico em enfermagem e, muitos deles, tem o aval do MEC para funcionarem. Mas infelizmente muitos não oferecem uma preparação adequada, muitos nem laboratório têm. Portanto falta fiscalização no setor. E talvez, esses erros freqüentes sejam um reflexo da má qualidade na formação dos profissionais em enfermagem.
É claro que, talvez, o problema não seja somente isso, mas não podemos aceitar como casos isolados os diversos fatos de erros grosseiros quem vêm acontecendo em várias cidades do país.
Talvez, o problema seja por outros motivos, como por pura falta de vocação do profissional, pois sem muitas opções no mercado, resolve seguir na área de saúde com promessas de conseguir mais facilmente um emprego, ou também, pelos baixos salários da categoria. É claro que falta de vocação e baixos salários não se confundem com falta de responsabilidade. Qualquer um em sã consciência sabe que o momento da aplicação de um medicamento em outra pessoa é um momento crítico, portanto, deve-se redobrar a atenção e, principalmente, ter a certeza de que aquele medicamento é o receitado pelo médico.
O MEC tem que fazer o seu papel, isto é, fiscalizar as instituições de ensino profissionalizante de enfermagem espalhados pelo país.
Os conselhos regionais de enfermagem também têm sua parcela de culpa, pois são através de suas licenças (anuidade do COREN) que os técnicos em enfermagem podem exercer a sua profissão.
As instituições de saúde, sejam públicas ou privadas, devem realizar uma seleção rigorosa na escolha de seus profissionais para que casos como o bebê de 12 dias e de Stephanie Teixeira sejam considerados fatos isolados.

(Por Franco Aldo – 09/11/2011 – às 11:24hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário