Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

As Belas Paisagens do Forte de Copacabana

(Vista do portão de entrada do Forte, o "Portão das Armas")

Quem vai ao Rio de Janeiro curtir as belezas naturais da cidade, a praia de Copacabana é parada obrigatória. Se não, vejamos, é como visitar Roma sem conhecer o Coliseu ou o Vaticano, pode? Mas, fora a famosa praia, Copacabana esconde surpresas que vale apena conhecer, como o Forte de Copacabana.

(Vista da praia de Copacabana e do Leme com céu encoberto)

O Forte situa-se na ponta de Copacabana, quase próximo ao Arpoador, e a vista é simplesmente de tirar o fôlego, o visitante tem uma das mais belas visões do mundo; toda a orla de Copacabana e do Leme, e ao fundo o morro do Pão de Açúcar. Espetacular. Além de belas paisagens, o Forte conta com uma boa programação cultural como museu, teatro, danças e apresentações diversas, além disso, o turista pode aproveitar a bela paisagem ao som de boa música ao vivo, sem falar no chopinho gelado da Confeitaria Colombo ou, para os mais exigentes, a apreciação de um bom vinho. Um passeio jóia e que não custa caro.

(Vista aérea do Forte com seu canhão protetor)


Oficialmente denominado como Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana (MHEx/FC), o Forte foi palco de acontecimentos importantes da História do Brasil, como o levante dos "Dezoito do Forte" (de 2 a 6 de julho de 1922), tendo os revoltosos disparado sobre o Forte do Leme e outras fortalezas, e sofrido o bombardeio da Fortaleza de Santa Cruz.

(Os 18 do Forte)

Sobre a sua construção, suas origens vêm do século XVIII, O projeto para construção de uma fortificação na ponta da igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana, ao final da então praia de Sacopenapã, remonta à época da transferência da capital do Brasil, do Salvador para o Rio de Janeiro (1763). Sob o governo do Vice-rei D. Luís de Almeida Portugal (1769-1779), foram iniciadas obras para esse fim, em 1776, na iminência de invasão espanhola que se materializou, no ano seguinte, contra a Colônia do Sacramento e a ilha de Santa Catarina, no sul da Colônia. Talvez por essa razão, as obras desse pequeno forte jamais foram concluídas. A obra foi inaugurada como Forte de Copacabana em 28 de setembro de 1914, ao custo de 2.946:951$408 réis (GARRIDO, 1940:124). Classificado como de 1ª Classe pelo Aviso nº 1.761 de 29 de setembro de 1914, foi considerado, à época, a mais moderna praça de guerra da América do Sul e um marco para a engenharia militar de seu tempo. O seu primeiro comandante, nomeado em 1912, ainda durante a construção, foi o Major Antônio Carlos Brasil.
Hoje, o Forte de Copacabana atrai muitos turistas e assim como a praia é uma parada obrigatória quando o assunto são os encantos naturais do Rio. Vale a pena conferir.

(Por Franco Aldo – 18/07/2011 – às 12:27hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário