Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pelada e Penteados de Luxo

Uma rodada para ser esquecida. O grupo ‘B’ da Copa América 2011 protagonizou um show de horrores ontem pela primeira rodada. Se não bastasse o decepcionante empate em 0 a 0 do Brasil com a Venezuela, Paraguai e Equador também fizeram um jogo de poucas emoções, culminando em mais um 0 a 0, simplesmente horrível.
O pior nessa história foram as pífias declarações do técnico da seleção, Mano Menezes, e dos jogadores brasileiros. O goleiro Júlio César praticamente comparou a Venezuela com o Brasil, disse que o ‘futebol moderno são 11 contra 11’ e que ‘não existe mais favoritismo’. Mas, como assim? Quantos títulos mundiais tem a Venezuela? Ou menos pesado, quantos títulos na Copa América tem a seleção de Hugo Chaves? Portanto, desculpas esfarrapadas. O Brasil tinha a obrigação de vencer sim, por goleada nem tanto, mas no mínimo por uma diferença de dois gols.
Como disse na postagem de ontem, o importante para o Brasil é a preparação para a Copa de 2014, assim a parte técnica e tática deve ser trabalhada, bem como o entrosamento dos jogadores. Mas o que se viu, ontem, está longe de ser um trabalho evolutivo, muito pelo contrário, o que se viu foi um bando de jogadores apáticos, estáticos, desentrosados, mais preocupados com seus penteados do que procurar o caminho do gol. A única exceção foi Alexandre Pato que foi estranhamente substituído por Fred, aliás, não sei o que Mano viu no atacante do Fluminense. Pato se movimentou bem, principalmente no primeiro tempo, e foi o autor do chute que bateu no travessão.
Individualmente, a seleção brasileira tem muito talento. E esses jogadores são tudo do bom e do melhor que nós temos no momento. Acredito que a seleção do hoje seja essa mesma, talvez, com a entrada de Hernandes no lugar de Ramires, ou, a entrada de Marcelo na lateral esquerda. Em outras palavras, temos talento, mas ainda não temos conjunto, portanto, o trabalho coletivo deve ser aprimorado, e esse é o trabalho de Mano Menezes.
Espero que no próximo jogo, contra o Paraguai, o cenário seja outro e que o Brasil consiga vencer, aliás, o Brasil é obrigado a vencer; outro resultado não interessa.

(Por Franco Aldo – 04/07/2011 – 11:44hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário