Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

domingo, 17 de julho de 2011

Depois do Vexame Argentino, agora o Brasileiro

A Copa América de 2011 está trazendo grandes surpresas, pois das três seleções candidatas ao título (Brasil, Argentina e Uruguai), somente o Uruguai ainda está disputando o título. Mesmo com a classificação para as semifinais, nos pênaltis sobre a Argentina, a celeste olímpica ainda não convenceu na competição, entretanto está viva, muito viva.
Já Brasil e Argentina, muita coisa existe em comum no fiasco das duas seleções. Se do lado Argentino, Sergio Batista é uma unanimidade negativa, agora com a eliminação brasileira, Mano Menezes sofrerá muita pressão e já está recebendo muitas críticas por parte da imprensa. Mas o fato é que as duas seleções têm que evoluir muito, e o gozado é que o problema não é por falta de bons jogadores, mas por falta de entrosamento e por um bom esquema tático. O problema será a comissão técnica? Não sei, mas existe algo errado nos dois lados, tanto no Brasil, como na Argentina.
Com a pífia participação das duas maiores potências da América do Sul, sinceramente, não sei qual foi o vexame maior, se da Argentina, por ter perdido a Copa América em casa e com uma atuação sonolenta do melhor jogador do mundo, ou o Brasil, por ter sido eliminado pelo Paraguai nos pênaltis, sem ter convertido nenhuma penalidade. Fica minha dúvida.
Mas, não podemos nos esquecer que a eliminação da Argentina para o Uruguai foi absolutamente normal. O problema foram os jogos anteriores. A Argentina jogou mal toda a Copa América e sua péssima participação resultou no confronto logo nas quartas-de-final com o Uruguai. Uma pena, de qualquer modo foi bem feito.
Já o Brasil, sua atuação na competição foi parecidíssima com a da Argentina. Não convenceu e quando jogou bem, perdeu vexatoriamente; conseguiu a proesa de perder quatro pênaltis seguidos. Já vai tarde. Pior que os péssimos resultados são as fantasiosas e evasivas entrevistas, principalmente as de Mano Menezes.
As surpresas são o Peru que eliminou a Colômbia (por 2 X 0) e, principalmente, a Venezuela que eliminou o Chile (por 2 X 1). Zebra? Historicamente pode até ser, mas circunstancialmente não, pois além de ter demonstrado um bom futebol, Venezuela e Peru contaram com a sorte de atuações apagadas dos grandes favoritos. Agora, as semifinais ficaram assim:
Uruguai X Peru e Paraguai X Venezuela.

(Por Franco Aldo – 17/07/2011 – às 20:23hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário