Após o encerramento dos jogos das 18:30hs, pela última rodada do primeiro turno do campeonato brasileiro de futebol, os clubes cariocas terminaram a primeira parte da competição em muito boa posição.
O Fluminense, apesar da derrota para o Guarani de virada, por 2 X 1, ainda é o líder com 38 pontos, seguido pelo Corinthians que ontem massacrou o Goiás por 5 X 1.
O Botafogo que ontem vencia o Grêmio portoalegrense por 2 X 0, cedeu o empate já no fim. Foi um empate amargo, com sabor de derrota e que lhe custou o terceiro lugar na tabela, pois dos três que o ameaçavam (Santos, Internacional e Cruzeiro), apenas o Cruzeiro conseguiu vencer. E que virada em cima do Palmeiras! Por 3 X 2.
O Vasco conseguiu, ontem, vencer fora de casa o encardido Ceará, por 2 X 0. Assim, o time cruzmaltino assumiu a oitava colocação com 26 pontos ganhos e está em franca ascensão. Não vai ser nenhuma surpresa encontrar o Vasco no G4 nas próximas rodadas, pois o time de São Januário vem jogando bem e tem ótimos jogadores em seu plantel.
Já o Flamengo, não saiu do 0 X 0 com o Santos em pleno Maracanã. O resultado não foi bom, pois o clube rubro-negro continua mal na tabela, com apenas 22 pontos. É o 15º colocado e bem próximo da zona de rebaixamento, mas o que mais está incomodando o time da Gávea é a ausência de gols. No jogo contra o Santos, o atacante Deivid fez a sua estréia, mas não conseguiu deixar a sua marca. O técnico Silas terá muito trabalho para ajustar o time e como sempre, nos momentos de crise, Petkovic é apontado como o câncer do grupo. Muito estranho, pois até pouco tempo o sérvio era idolatrado pela sua torcida, um símbolo da conquista do hexa. O fato é que todo o time está mal e Petkovic, com suas fracas atuações e com a idade avançada, é o bode expiatório dos problemas rubro-negros.
A partir do segundo turno é que as coisas vão esquentar. O campeonato ainda não tem um favorito, está equilibrado, mas não acredito que o Fluminense consiga liderar por muito tempo. Vejo Corinthians, Santos, Cruzeiro e Internacional chegando também com muita força, pois esses quatros têm muito bons elencos e história de chegada. Agora a grande incógnita ficará por parte do Botafogo que tem bom time, mas dependente de duas peças importantes, Jóbson e Maicosuel. Sem esses dois, o time do Botafogo é outro e quando vence, é a duras penas. Acho que um quinto ou sexto lugar já estará de bom tamanho, ou talvez, por muita sorte, uma vaga na Libertadores de 2011.
O Vasco e Flamengo não podem ser esquecidos, pois ainda é cedo pra dizer quem será rebaixado e quem ficará no grupo da Libertadores, mas vejo o time cruzmaltino em melhores condições de ganhar uma vaga pra disputar a mais importante competição sulamericana.
Abrindo o 1º turno, o Botafogo enfrentará o Santos, em São Paulo. Jogo difícil. Um empate já vai estar de bom tamanho. O Vasco pega, em casa, o Atlético Mineiro que vai mal das pernas e está na zona de rebaixamento com apenas 17 pontos. O Fluminense pega, no Rio, o Ceará e tem a oportunidade pra vencer, depois de três jogos sem vitória. Já o Flamengo vai à São Paulo jogar com o São Paulo. Jogo difícil, pois o tricolor paulista busca se reabilitar na competição e se aproximar do G4. Portanto, o campeonato brasileiro vai começar agora. Quem tiver força e bom elenco conseguirá alcançar o topo da competição. Apontar um campeão agora é uma escolha muito prematura, pois, até o momento, o único que impressionou foi o Flu e já demonstrou que está em queda livre, assim acredito que ainda todos tenham chances, até os que estão na zona da degola.
O texto foi redigido antes do término do jogo Internacional 2 X 0 Grêmio Prudente, portanto Santos e Inter ocupam a terceira e quarta colocação. O Botafogo está em quinto.
ResponderExcluir