Um avião com 51 pessoas a bordo da companhia aérea estatal Conviasa, que fazia a rota Porlamar-Ciudad Guayana, caiu nesta segunda-feira na Venezuela. Segundo as autoridades, 36 pessoas sobreviveram, enquanto 15 morreram.
O avião caiu a cerca de 10 quilômetros da cidade de Puerto Ordaz, no Estado de Bolívar, no leste da Venezuela, 10 minutos antes de aterrissar, disse o governador Francisco Rangel Gomez.
O modelo francês ATR-42 da companhia área Conviasa caiu perto do portão 4 da empresa Siderúrgica do Orinoco (Sidor), no Estado de Bolívar, deixando seus destroços entre barris e contâineres de navios, segundo José Zamora, diretor de Proteção Civil Caroní.
Segundo o governador, os 36 sobreviventes estão sendo tratados em hospitais. A maioria dos feridos sofreu traumatismos e queimaduras. No avião, um turboprop de dois motores, estavam 47 passageiros e quatro tripulantes, afirmou Rangel Gomez. A informação inicial era de que havia 47 pessoas a bordo.
Ele disse que o Vôo 2350 da Conviasa decolou da Ilha de Margarita e caiu antes de alcançar seu destino, o Aeroporto Internacional Simón Piar, em Puerto Ordaz. Ainda não está claro o que causou o acidente.
Membros dos bombeiros, ambulâncias e organismos de segurança estão no local para realizar os trabalhos de resgate e de extinção do fogo.
No último grande acidente aéreo da Venezuela, em 2008, um avião da companhia Santa Barbara, com 46 pessoas a bordo, bateu nas montanhas. Ninguém sobreviveu. A companhia aérea estatal, Consorcio Venezolano de Industrias Aeronáuticas y Servicios Aeros SA, começou a operar em 2004. Ela faz rotas na Venezuela, Caribe, Argentina, Ir e Síria.
(Fonte: iG São Paulo - 13/09/2010)
Mais um acidente grave na história da aviação mundial, desta vez foi na Venezuela. Por sorte, 36 pessoas conseguiram sobreviver, mas 15 tiveram suas vidas interrompidas.
Acidentes aéreos chocam pela violência e pela quantidade de pessoas que não sobrevivem, além disso, os parentes das vítimas sofrem, ainda mais, com o descaso das companhias aéreas, pois, em muitos casos, os acidentes são causados por falha mecânica.
Falta de manutenção, funcionários relapsos, falta de padronização nos procedimentos e aeronaves velhas podem ser alguns dos motivos dos acidentes aéreos.
O acidente com o ATR-42 da companhia área Conviasa será investigado e esperamos que as verdadeiras causas sejam apontadas, sejam elas falhas humanas ou mecânicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário