Neste sábado, 04 de setembro, às 20:00Hs, acontecerá o sorteio do concurso 1211 da mega-sena. Milhares de pessoas por todo o Brasil farão figa na esperança de ganharem quase 90 milhões de reais. Muito dinheiro que teoricamente pode transformar a vida das pessoas pra melhor, mas todo o cuidado é pouco, pois a história dos ganhadores de jogos lotéricos está aí para estampar o outro lado da sorte, o lado obscuro daqueles que, da noite para o dia, transformaram-se em milionários e tiveram as suas vidas destruídas pela ganância e inveja.
Eu sempre odiei o jargão de que ‘dinheiro não traz felicidade’, mas a infame frase tem um fundo de sentido. O dinheiro não foi feito para ser manipulado por qualquer um. O homem tem que estar preparado para saber administrá-lo, não só nos gastos, mas também nas influências negativas que serão atraídas pela grande soma. Se a questão fosse apenas torrar o dinheiro ganho, aí seria muito fácil, mas não é bem assim.
Agora, imaginem o caso do seu Zé goela doce, personagem de Silfra Doval, simpático boêmio, cachaceiro de marca maior, boa praça, sem um tostão para a dose caprichada. Imaginem que num dia de inspiração, Zé goela doce resolvesse arriscar uma fezinha na mega-sena e fosse contemplado com os 90 milhões reais. Como ficaria a cabeça de nosso personagem? O que faria com tanto dinheiro? Gastaria tudo na cachaça mais cara do bar do Juca feioso? Pois é, agora vamos supor que o nosso personagem fosse apaixonado pela mulher mais linda do bairro e que nos momentos de pobreza honesta e declarada, a beldade o odiasse de todo o coração. Então, como ficaria o coração da beldade após saber que o fedido e desdentado Zé goela doce tinha se tornado milionário da noite para o dia?
A história que acabei de contar foi criada pela minha imaginação, não que eu seja um fenômeno na arte de contar histórias, mas é uma história possível de acontecer no mundo real, pois envolve fatores lógicos como riqueza e pobreza.
Uma história bem parecida, mas triste pelas conseqüências, foi o caso do milionário Renê Sena, assassinado em 2007. Renê ganhou em torno de 52 milhões de reais, em 2005, e teve sua vida transformada, só que para pior. É o caso mais visível de que dinheiro nas mãos erradas pode trazer conseqüências trágicas. Deficiente físico, com 54 anos, Renê não possuía as duas pernas e antes de ficar rico trabalhava como lavrador. Após ganhar os 52 milhões de reais, Renê se casou com Adriana Almeida, de 29 anos. Bonita, Adriana Almeida se tornou a principal suspeita do assassinato do marido. Segundo contam, o milionário vivia rodeado por seguranças, na verdade policiais militares à paisana, e talvez, um desses seguranças seria o amante de Adriana. Duas pessoas já foram condenadas, e estão presas, e outras quatro respondem processo em liberdade após um tempo na prisão. Adriana Almeida, “A égua loira”, como é conhecida, ainda responde em liberdade pela suspeita de ser a mandante do crime.
Casos como o de Renê Sena são comuns no mundo do dinheiro fácil, mas é claro que com um pouco de lucidez e precaução, tudo isso poderia ter sido evitado.
Para os apostadores de todo o Brasil vai uma lição, às vezes, os sonhos podem se tornar pesadelos, por isso ganhar muito dinheiro não significa necessariamente ter a felicidade aos seus pés, antes de tudo, significa que teremos que estar preparados para suportar suas conseqüências, seus prazeres e também a ambição e inveja alheias. Boa sorte a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário