Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

sábado, 6 de agosto de 2011

Lendas do Rock Nacional: Hojerizah

Que a década de 80 foi a década de ouro do rock nacional, isso todo mundo sabe; bandas como Legião Urbana, Titãs, Ira, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha fizeram a cabeça da galera, mas algumas bandas tiveram uma espécie de sucesso efêmero, às vezes, de um disco, ou simplesmente, de um hit. A banda Hojerizah foi um desses grupos que estourou as paradas de sucesso.
Formado por Tony Platão Flávio Murrah, Marcelo Larrosa e Álvaro Albuquerque, o Hojerizah lançou, em 1984, o compacto (disco de vinil pequeno, geralmente vinha com duas músicas, uma de cada lado) com os hits “Pros que estão em Casa” e “Que Horror” pelo selo da BB Records/Polygram. Seu primeiro LP surgiu somente em 1986, simplesmente intitulado Hojerizah, pela BMG-Ariola.
Com os sucessos “Pros que estão em Casa”, “Senhora Feliz”, “Tempestade em Viena” e “Sol”, do primeiro disco, não demorou a surgir o segundo disco da banda. Em 1987, “Pele” tinha por fim dar continuidade ao sucesso do primeiro disco, mas não teve um grande apelo popular, apesar de ser também um excelente disco. Hits como “A Lei” e “O Fogo” colocaram o Hojerizah em destaque definitivo no cenário dos monstros do rock nacional.
Muita gente costuma identificar o Hojerizah como a banda de um hit só, “Pros que estão em Casa”. Concordo que foi seu grande sucesso e, talvez, sua pior música, mas o Hojerizah é uma banda diferente, estilosa.
Comandados pela voz poderosa de Platão, com letras para lá de inovadoras e um estilo único, o Hojerizah atraiu uma legião de fãs, a maioria apreciadora de um bom rock. Ao contrário do Plebe Rude e Camisa de Vênus que escancaravam com músicas engajadas politicamente, o Hojerizah limitou-se a cantar pura poesia, não a poesia tradicional com versos e palavras de amor, mas a poesia convidativa à viagem, ao prazer; puro rock.
Pra quem não conhece o Hojerizah, recomendo a aquisição dos dois primeiros discos, “Hojerizah”, de 1986, e “Pele”, de 1987.
Músicas da banda:

1. A Lei
2. A Pele
3. A Verdade Simples
4. Avenidas
5. Belos E Malditos
6. Canção Da Torre Mais Alta
7. Cinzas Que Queimam
8. Dentes Da Frente
9. Em Torno Da Mesma Volta
10. Gritos
12. Inocente Flor
13. O Fogo
14. Passos
15. Pecados
16. Pessoas
17. Pros Que Estão Em Casa
18. Roma
19. Senhora Feliz
20. Setembro
21. Sol
22. Tempestade Em Viena
23. Tempo Que Passa

2 comentários: