Cuiabá não faz calor o ano todo, isso é verdade. Por aqui também faz frio, no inverno tivemos temperaturas variando entre 12 a 19 graus, mas no período das secas, de agosto a outubro, o clima na capital mato-grossense se equipara ao clima inóspito do deserto.
A umidade relativa do ar neste exato momento está em torno de 13 porcento. Baixíssimo. Cuiabá está em estado de alerta. Além do forte calor, em torno dos 40 graus, o tempo seco faz com que, principalmente, crianças e idosos sofram com problemas respiratórios; o surgimento de asmas e a proliferação de vírus são mais freqüentes nesta época do ano em Mato Grosso.
Isso é só o início dos problemas, pois nesta época também é muito comum o surgimento de queimadas por todo o estado. A temperatura elevada e o tempo seco facilitam o surgimento de focos de incêndio, tornando o clima ainda mais insuportável.
O Deputado Federal, Romário, está em Cuiabá visitando as obras para a Copa do Mundo de 2014. Pelas imagens da TV nota-se que o baixinho está ‘apreciando’ o forte calor e o tempo seco mato-grossense. E é curioso perceber que nem os cuiabanos suportam o excessivo calor. Ouvem-se rezas e mais rezas por chuva em toda parte da cidade.
Que Deus tenha piedade de nós, moradores de Cuiabá.
(Por Franco Aldo – 16/08/2011 – 12:11hs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário