Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

terça-feira, 10 de maio de 2011

O Brasil do Escândalo da Merenda Escolar: Falta um pouco de Altruísmo aos Governantes

Hoje eu quero começar o dia tratando de um assunto desagradável. Nos últimos dias, a Rede Globo de televisão tem exibido uma série de reportagens a respeito da merenda escolar nas escolas públicas brasileiras. E para não surpresa de todos, indícios de desvios de verbas públicas, licitações fraudulentas, péssima qualidade da merenda que se serve e até desperdício de comida foram flagrados nos municípios das principais capitais brasileiras.
O que mais me assusta no Brasil não são exatamente essas aberrações que são muito minimizadas em países civilizados, mas a inércia e leniência de homens que deveriam proteger o patrimônio público, de cuidar bem de nosso país e de nossas crianças. Por que não agir assim? Por que necessariamente tem que agir com pensamento exclusivamente no bolso?
Faltam valores morais e nobreza de espírito. Falta ao Brasil um pouco de altruísmo, mas só um pouco, pois não muito.
Como seria dignificante construir um presente rico em ações sociais, educacionais, com uma saúde que enchesse de orgulho os que aqui vivem. Seria fantástico viver em uma sociedade onde a polícia fosse menos corrupta e mais confiável. E pra que tudo isso exista de verdade não precisaria nenhum esforço subumano, mas apenas a mínima vontade de todos os homens que se julgam de bem.
Depois, é só olhar para o passado, sentir-se orgulhoso e dizer em bom tom: ‘eu ajudei em tudo isso’, ou então, ‘eu participei de tudo isso’.

(Por Franco Aldo – 10/05/2011 – às 08:12hs)

Um comentário:

  1. Estes fatos que estão ocorrendo com a merenda escolar já há algum tempo vem sendo denunciado aqui em Taubaté. Levo meu filho para a escola de manhã e vou escutando no trajeto o noticiário local. Há uns 3 meses a rádio vem denunciando o desvio de verbas da merenda pública na cidade (pacote de biscoito custando 75 reais, pacote de macarrão a 90 reais e por aí vai) e as autoridades, os políticos, que deveriam fazer alguma coisa, nada fizeram. Bastou a Globo mostrar no Fantástico e citar a cidade para, já na segunda-feira, se mexerem e instaurarem um inquérito para apurar os fatos. Julgo eu, para terminar em pizza, a 100 reais a fatia. Mas o que fica claro é o coronelismo na cidade. Enquanto uma simples rádio denunciava, fingiam-se de morto. Bastou alguém mais poderoso cutucar e viu-se que a onça não é tão brava assim. Enquanto isso, a grana sai é do nosso bolso.

    ResponderExcluir