Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Visita Cultural Imperdível no Rio de Janeiro

Hoje eu gostaria de começar sem as minhas duras críticas do dia-a-dia, pois assim posso esconder um pouco a minha fama de ranzinza.
Mês passado, visitei alguns pontos turísticos culturais do Rio de Janeiro, como o Teatro Municipal, o Museu da República (antigo Palácio do Catete) e o Museu Nacional de Belas Artes; um passeio fantástico de volta ao passado.
Foi como se eu procurasse obter a mínima confissão de um passado ainda revelador e surpreendente em cada pintura observada, em cada detalhe na arquitetura secular... Demais!
É um tipo de passeio que deveria ser obrigatório para todos os brasileiros interessados na história e no rumo do país.
Confira algumas fotos:




TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: Assisti a um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Goiânia. Não pude perder a oportunidade, pois, além de ouvir boa música a um preço irrisório (1 Real), era a oportunidade de dar uma boa espiada nos detalhes arquitetônicos do famoso teatro. Um deslumbre...!






MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES: Aqui o que impressiona são as inestimáveis obras-de-arte, principalmente, as pinturas.
“A Batalha dos Guararapes”, de 1879, pintado por Victor Meirelles, é uma dessas famosas e inestimáveis obras. Impressiona pela riqueza de detalhes e, principalmente, pelo tamanho; mede exatamente 494,5 x 923 cm. Enorme!
Vale a pena conferir.
Além da obra de Victor Meirelles, o Botequim registrou, também, a obra de outro grande nome da pintura nacional; Cândido Portinari.
A tela acima, “Café”, de 1925, óleo sobre tela, mede 130 x 195 cm e mostra a realidade dos trabalhadores brasileiros durante o rendoso ciclo do café.






MUSEU DA REPÚBLICA – ANTIGO PALÁCIO DO CATETE: Quem entra pela primeira vez no Palácio do Catete se impressiona pelo luxo e pela fabulosa arquitetura. O antigo centro das decisões políticas do país foi construído em 1866. A edificação foi erguida como residência da família do cafeicultor luso-brasileiro Antonio Clemente Pinto, barão de Nova Friburgo, na então capital do Império do Brasil: era então denominado como Palacete do Largo do Valdetaro, bem como Palácio de Nova Friburgo.
As peças que mais chamam a atenção dos visitantes são o projétil e o revólver com os quais Getúlio Vargas se matou. Estão localizados nos aposentos do antigo Presidente da República e é um dos locais mais vigiados do museu. E não é pra menos, pois os objetos, bem como o pijama que Getúlio usou no momento de sua morte, são de valores históricos inestimáveis. Muito colecionador, por aí, iria gostar de tais relíquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário