Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Mistério da Tragédia do Vôo 447 da Air France pode ser solucionado em breve

França recupera corpo da tragédia do voo Rio-Paris
É o primeiro corpo resgatado desde que as operações de buscas foram retomadas

O corpo de uma vítima do acidente do Airbus da Air France que voava entre Rio de Janeiro e Paris e caiu no Oceano Atlântico em 2009 com 228 pessoas a bordo foi recuperado nesta quinta-feira, anunciou a Direção de Polícia Francesa (DGGN). Trata-se do primeiro corpo resgatado desde que as operações foram retomadas.
Em um comunicado, a DGGN afirma que "depois de uma tentativa infrutífera, o corpo de uma vítima do voo pode ser levado a bordo do navio 'Ile de Sein'" nesta quinta-feira. "O corpo, que permaneceu submerso durante dois anos a uma profundidade de aproximadamente 3.900 metros, ainda atado a um assento da aeronave, parecia deteriorado", completa o comunicado.
"Os investigadores da polícia retiraram uma mostra no local que será enviada na próxima semana, junto com as caixas pretas, a um laboratório de análises para determinar a possibilidade de uma identificação das vítimas por DNA", completa a DGGN. Os corpos de alguns passageiros foram encontrados flutuando no oceano pouco depois do acidente, mas a maioria das vítimas nunca foi localizada.
Uma equipe francesa está na área próxima ao último local de contato da aeronave com os radares. Com o auxílio de minissubmarinos, conseguiu recuperar as caixas pretas do voo, que podem revelar o que provocou a tragédia.

AFP | 05/05/2011 07:02

É impressionante como a vida é. Depois de dois anos de uma tragédia até agora inexplicável, a tecnologia fez ressuscitar os destroços do Airbus da Air France, junto com o gravador de voz da cabine. Com essas descobertas, que pareciam estar sepultadas definitivamente a mais de 4.000 metros de profundidade no fundo do oceano, os peritos poderão solucionar o grande mistério a respeito dos motivos que levaram a queda da aeronave. E o mais surpreendente, existem corpos ainda presos aos destroços!
Para a ciência aeroespecial, o resgate dos destroços do vôo 447 será de grande importância para que acidentes deste tipo sejam evitados.
Para as famílias das vítimas, poder sepultar seus entes depois de dois anos será um alívio, ou melhor, um conforto, mas que não encerra a dramática história daquelas 228 pessoas que se foram. Resta agora desvendar os verdadeiros motivos da queda, mesmo que para isso os poderosos dar Air France sejam responsabilizados integralmente.
Só espero que não seja igual ao Brasil. Os acidentes por aqui são quase sempre motivados por aqueles que se foram. São os mortos os verdadeiros vilões. O último grande acidente da TAM está aí pra não me deixar mentir.

(Por Franco Aldo – 05/05/2011 – 08:58hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário