Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Carros 2 e a Limpeza dos Óculos de 3D

Ontem eu levei a criançada para assistir ao simpático longa de animação “Carros 2” e não poderia deixar de assisti-lo em 3D. As crianças gostaram, mas comparando com o primeiro, na minha opinião, ficou um pouco abaixo, sem grandes novidades.
Desta vez, o astro do filme não é exatamente o magnífico Relâmpago McQueen, mas o carro-guincho, o caipiríssimo Matte, que se envolve numa missão de espionagem.
A trama se baseia numa corrida onde os competidores estão testando um novo combustível alternativo, o Alinol, que é ecologicamente correto. Só que os interessados pela permanência da gasolina são donos dos únicos poços de petróleo do mundo e farão de tudo para sabotar a corrida e difamar de vez o uso do Alinol.
Para a criançada o que importa é a corrida, e de preferência, com muitas batidas e piruetas. De uma forma geral, o filme é agradável, mais pelas trapalhadas do Matte do que pela própria trama.
A única coisa que não gostei, aliás, que não vi, foram os efeitos em 3D. Não posso afirmar com veemência sobre a falta dos efeitos, pois estou com um problema de catarata no olho esquerdo e, talvez, isso seja algum empecilho para minha percepção. Por isso perguntei a quem viu e não obtive resposta satisfatória.
De qualquer forma, mesmo assim, valeu o ingresso. E por falar em 3D, em São Paulo, o conceito de higiene e civilidade parecer ter suscitado do governo a criação de uma lei que obriga os cinemas a higienizar seus óculos de 3D. Uma coisa elementar, mas que “se não houver lei, ninguém é obrigado”, como postula a própria constituição, portanto foi sancionada pelo Governador de São Paulo a Lei 14.472. Confira a matéria:

Cinemas serão obrigados a higienizar óculos 3D em SP. Lei foi proposta pelo deputado João Caramez (PSDB) e não deve gerar despesas aos clientes.

SÃO PAULO - O governador Geraldo Alckmin sancionou na última quarta-feira, 22, uma lei que obriga os cinemas que exibem filmes em terceira dimensão (3D) a higienizarem os óculos distribuídos aos espectadores. O projeto de lei foi proposto pelo deputado estadual João Caramez (PSDB).
De acordo com a nova regra, a higienização deverá obedecer às recomendações dos fabricantes e os óculos deverão ser embalados individualmente em plástico estéril com fechamento a vácuo. A lei não se aplicará aos óculos descartáveis e não poderá resultar em taxa de cobrança para os clientes.
Nos locais onde os óculos forem distribuídos, deverá ser afixado cartaz com o informe: "Óculos higienizados nos termos da Lei Estadual nº14.472". Entre as sanções para quem descumprir a norma estão multa, suspensão temporária de atividade e cassação de licença do estabelecimento ou de atividade, previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.

(Por Marcela Gonsalves - estadão.com.br 27 de junho de 2011 | 17h 41)

Nenhum comentário:

Postar um comentário