Sejam Bem-Vindos!

O Botequim é um espaço democrático e opinativo sobre os mais diversos assuntos, envolvendo a sociedade brasileira e o mundo.

Sejam Bem-vindos!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

FIFA Reclama do Atraso nas Obras para a Copa

Fifa volta a mostrar preocupação com as obras da Copa de 2014

'Não temos nem estádio e nem aeroportos', disse Jerome Valcke em encontro na Rússia.


A Fifa voltou a criticar a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e se disse 'preocupada' até mesmo em relação às obras do Maracanã. Em um discurso feito em Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira, 24, o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, deixou claro a insatisfação da entidade em relação ao Brasil. "Não temos nem estádio e nem aeroportos", disse Valcke, lamentando a demora nas obras.
A entidade pressiona o governo brasileiro e a CBF por maior rapidez nas obras. Para se ter uma idéia, o orçamento para as obras do Maracanã só foram fechadas na semana passada, quando também terminou o prazo estipulado pela Fifa para alterações nos projetos dos estádios das 12 cidades-sedes.
No dia 15, a Câmara aprovou o primeiro passo para a realização de obras para a Copa e os jogos Olímpicos, em 2016. Por 272 votos a favor, 76 contra e três abstenções, os deputados aprovaram o texto básico da medida provisória que cria regras especiais de licitação para a construção de estádios para Copa e as Olimpíadas, - conhecido como Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).
Mas a votação da medida provisória só será concluída com a votação das propostas de mudanças apresentadas pela oposição, o que deverá ocorrer na próxima semana.

(Por Jamil Chade - O Estado de S. Paulo 24 de junho de 2011 | 7h 41)

Sinceramente não sei quem é mais incompetente, a FIFA ou os responsáveis pela Copa do Mundo no Brasil?
Que vai existir a Copa do Mundo por aqui, muito mal e porcamente, isso todo mundo sabe. E que no fim das contas, prevalecerá o futebol acima dos escândalos de desvios de dinheiro público e superfaturamento astronômico, isso, também, todo mundo sabe.
Agora o que mais me espanta em tudo isso é a surpresa da maior entidade do futebol mundial. A FIFA é conivente com a atrasada política esportista brasileira. E por aqui, não existe diferença entre política pura e a esportista. Quando há dinheiro envolvido, as ações dos políticos reclamam por sujeira e interesses mesquinhos, portanto uma coisa só. E a maior entidade do futebol mundial sabe muito bem que por aqui planejamento passou bem longe. Portanto não pode reclamar.
Os estádios serão construídos de qualquer jeito mesmo. Custarão, no mínimo, dez vezes mais. Nos aeroportos, quando muito, farão o tão famigerado “puxadinho”, que na verdade são barracas improvisadas, a um custo exorbitante; uma vergonha. E só.
E quando o assunto for infraestrutura, é melhor esquecer.
Se fôssemos um país sério, estaríamos nos preparando para sediar um grande evento como a Copa do Mundo, no mínimo, dez anos antes. É o tal planejamento. Mas por aqui tudo é feito nas coxas.
É o jeitinho brasileiro, o do improviso. Mas, como dizia um velho comandante meu, já falecido e que Deus o tenha, “só improvisa quem planeja”. Uma frase de efeito e que faz muito sentido.
Viva o futebol e viva o samba do crioulo doido.

(Por Franco Aldo – 24/06/2011 – 09:23hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário