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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Compre na Americanas.com e tenha Muitos Aborrecimentos

Justiça do Rio bloqueia R$ 860 mil da Americanas.com.
A decisão foi tomada depois que MP apresentou documentos que comprovavam que loja virtual não havia cumprido liminar que suspendia vendas no RJ.

RIO e SÃO PAULO - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou nesta sexta-feira, 3, o bloqueio de R$ 860 mil das contas bancárias da Americanas.com, a pedido do Ministério Público do Estado. A decisão foi tomada depois que o órgão apresentou novos documentos que denunciavam o descumprimento, por parte da loja virtual, de uma liminar que suspendia as vendas para consumidores do Estado do Rio até que fossem regularizadas as entregas em atraso.
De acordo com a promotoria, anteontem, decorridos 43 dias de vigência da decisão judicial que estabeleceu a paralisação das vendas, ainda havia mercadorias atrasadas. O valor equivale à multa de R$ 20 mil por dia definida pela Justiça em caso de descumprimento da liminar. Na última segunda-feira, o TJRJ decidiu aumentar a multa diária para R$ 100 mil. O total bloqueado, no entanto, não inclui essa elevação.
A interrupção das vendas do Americanas.com foi determinada na semana passada, depois que a companhia reuniu mais de 20 mil queixas de consumidores insatisfeitos com as entregas do site. "Permitir que a Americanas.com continue vendendo sem que demonstre adequação e qualidade do serviço de entrega não faz cessar prejuízos causados aos consumidores com sua atuação no segmento de vendas pela internet, que, por natureza, tem potencial de atingir milhares de pessoas por minuto", argumentou o promotor Júlio Machado, titular da 1º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital.
Procurada pela Agência Estado, a Americanas.com afirmou que "não comenta processos em curso".

(Por Glauber Gonçalves e Rodrigo Petry, da Agência Estado - 03 de junho de 2011 | 18h 14)

Olho grande ou má gestão? É difícil saber ao certo. Com o incremento nas vendas pela internet, que considero o grande negócio do momento, a Americanas e outros grandes, em se tratando de lojas de departamento, estão trocando os pés pelas mãos. Aliás, estão vendendo aos borbotões e não estão dando conta do recado. No toma lá dá cá do comércio, o dinheiro entra, mas a contrapartida falha. Na hora da entrega da mercadoria ou do bem, a demora se estende, até que o consumidor perca a cabeça. Exemplos como as Lojas Americanas e Casa & Vídeo estão aí para não me desmentir. Eu sei disso e posso afirmar com veemência, pois fui uma das vítimas do malfadado acordo comercial. Em dezembro, faltando algumas semanas pro Natal, comprei um aparelho de ar-condicionado na Americanas.com para dar de presente a minha mamãe. Infelizmente o meu presente de Natal só foi entregue no fim do verão!
Quando comprei o aparelho, a página da Americanas dizia que a mercadoria estava disponível de imediato e que a entrega se daria no máximo em 6 dias úteis. Comprei e me aborreci. Não tive outra solução a não ser procurar o PROCON.
Algumas semanas depois de ter entrado com a ação no PROCON, recebi a mercadoria, mas não sei se foi devido a minha ação ou se a Americanas cansou de me enrolar.
Comentei do ocorrido com um amigo meu que me disse que isso era normal, e é claro que refutei seu pensamento, mas o fato é que as vendas pela internet cresceram assustadoramente nos últimos 5 anos e cabem às autoridades armar dispositivos que protejam os consumidores quanto a essa desenfreada e descontrolada forma de vendas.
Quando isso aconteceu comigo, percebi que algo estava errado, principalmente com a Americanas, que por muito tempo teve o meu respeito como uma grande loja de departamentos.
Hoje, não compro nada de lá.

(Por Franco Aldo – 03/06/2011 – às 19:02)

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