Vândalos picham suástica e dizeres racistas no Monumento de Zumbi dos Palmares.
Rio - A estátua de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio, próximo à Marquês de Sapucaí, na madrugada deste sábado. No local, os vândalos picharam dizeres racistas, como "invasores malditos macacos" e "fora safados africanos", e inseriram na base a figura de uma suástica. A cabeça do monumento recebeu tinta branca.
Segundo o secretário Municipal de Conservação Pública, Carlos Roberto Osório, o ato dos agressores é intolerável. "É inadmissível ter esse tipo de atitude no Rio. Não foi apenas uma simples pichação, mas um ato de racismo, com objetivo claro de vandalizar uma pessoa importante para o movimento negro. Não vamos tolerar uma agressão dessas a esse herói da nação", disse Osório.
Ele afirmou que pediu atenção ao Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para que os culpados pelo ato sejam presos com rapidez. Perguntado sobre a possibilidade de manter policiais monitorando o monumento, alvo de constantes ataques, Osório disse ser inviável o policiamento do local.
"Não é possível por questões logísticas botar um policial em todos os monumentos existentes no Rio. O mais importante é identificar e punir esse tipo de agressor. Não foi uma operação simples. para pintar a cabeça do Zumbi, a pessoa teve que usar uma escada. Precisamos também da ajuda do carioca para denunciar esse tipo de crime", afirmou.
As pichações foram apagadas na manhã deste domingo. Dentro de dois dias, a Secretaria de Conservação vai reparar todos os danso causados ao monumento. A reparação está orçada em R$ 60 mil. O órgão prestou na queixa na polícia por crime ambiental, de danos ao patrimônio público e racismo, este último sem direito à fiança. esta foi a primeira vez no ano que o momumento foi alvo do ataque de vândalos.
(Por Pedro de Figueiredo – O Dia – 05/06/2011)
É o cúmulo da imbecilidade. Ter preconceito todos nós temos, seja de cor, de credo, classe social... No íntimo de todos nós a discriminação existe, e isso é coisa do humano, do animal, portanto natural. Não acredito que exista alguém na face da terra imune a esses tipos de sentimentos. Mas o grande e grave problema em tudo isso é quando exteriorizamos tais sentimentos que muitas vezes são de repulsa, de exclusão. Demonstrar preconceito seja da forma escrita, por gestos, ou mesmo no palavreado, muitas vezes, chulo é a prova de que uma boa educação está deixando de existir. E falar de educação por aqui no Brasil não é seguir a diante nas séries que se aprende muito pouco, mas trabalhar e embasar o intelecto nos fatos do passado e fazer do sujeito que procura a escola um ser participativo e interessado em sua própria origem.
O assunto fica mais grave e estranho quando o local de tais manifestações vem de um país que deve muito de sua cultura, história e riqueza ao povo africano, que covardemente foi escravizado e obrigado a semear por aqui suas crenças, tradições e costumes.
Esse tipo de gente que esculhambou com a estátua de Zumbi dos Palmares não conhece a história do Brasil e, pior, não se conhece. Não duvido nada que tenha na cabeça um cabelo duro, do tipo sarará, ou que tenha na família um parente negro. Como já disse, é um absurdo.
E para piorar, usam de um símbolo que é vergonha, não só para o povo Alemão, mas para todo o mundo. A suástica antes de representar os brios de Hitler e de seus seguidores, simboliza a decadência da tolerância, do respeito entre os povos e, principalmente, da humanidade.
Tudo isso são reflexos da falta da educação neste país. Talvez os infratores sejam filhinhos de algum pai rico que vive longe de casa, ocupado com seus negócios.
(Por Franco Aldo – 05/06/2011 – 11:28hs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário